top of page

Informações sobre o Tema e Logo da XI SNC

Logo: "O Cultivo da Resiliência"

Autoria: Msc. Joana Paim da Luz

Descrição do Logo: Na presente proposta artística, é ilustrada a heterogeneidade de nossas experiências, e como elas servem de terreno para os passos que firmamos frente ao futuro, que florescem com cada resposta resiliente diante de uma adversidade.

Descrição do tema: A XII Semana Nacional do Cérebro ocorre em um momento desafiador para a sociedade brasileira, que vive efeitos retardatários de uma pandemia acompanhada por uma expressiva instabilidade político-econômica e um forte desincentivo à internacionalização de saberes e ao exercício científico no país. Se assumirmos os pressupostos do neurocientista Alex Korb, de que o cérebro “existe em um corpo, e quer movê-lo; existe em uma comunidade, e quer se conectar a ela; existe em um mundo e que ser se envolver com ele(1). ”, concluiremos que os últimos anos foram penosos para o pleno neurodesenvolvimento dos seres dinâmicos, sociais e globais que somos. Qual seria o papel social da neurociência neste momento? Minha suspeita: provocar-nos a questionar o que dificulta e favorece o cultivo de nossa resiliência. O primeiro ano da pandemia de COVID-19 foi caracterizado pela prevalência global de ansiedade e depressão, que aumentou em 25%, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Preocupações com os efeitos dessas condições levaram 90% dos países pesquisados a tratar saúde mental e apoio psicossocial como prioritários em seus planos de resposta à COVID-19(2). Contudo, a prevalência de sintomas adversos poderia ser maior se considerássemos os efeitos deletérios ocasionados pelo estresse, trauma, perda e solidão vivenciados no período, mas a maioria da população parece ter preservado relativamente bem sua saúde mental - sobretudo os mais resilientes. Por quê? A resiliência pode ser compreendida como a associação de processos psicossociais complexos que contribuem para a nossa adaptação frente a reveses (3,4) . Cérebros resilientes são preservados de alterações negativas induzidas pelo estresse, sobretudo em relação ao tamanho, à atividade e à conectividade da amígdala, hipocampo e córtex pré-frontal – centros fortemente atuantes em processos associados ao medo, à memória, ao humor e às funções executivas, respectivamente (5) . Em outras palavras, do ponto de vista biológico, a resiliência pode ser concebida como a capacidade de modular e se utilizar de forma construtiva da resposta ao estresse(6) . Em um mundo que sofreu e ainda sofre os efeitos colaterais de uma pandemia, cabe à neurociência a tarefa de elucidar o que inibe e o que fomenta a resiliência – o que a poda e o que a deixa florescer – de modo a reiterar a divulgação científica como importante estratégia de desenvolvimento social, após um período de forte oposição a esta ideia. Minha proposta para XII Semana Nacional do Cérebro busca conciliar uma demanda urgente social ao potencial do exercício científico de questionar a realidade que se apresenta de modo a (re)descobrir a produtividade subjacente a nossa resiliência. Alex Korb afirma que, diante das possíveis ameaças de um longo caminho desafiador, optemos por avançar em pequenos passos, com pequenas soluções que impulsionem passos futuros.

Referências

1 Korb, Alex. (2018) “Simple Steps for Strengthening Your Brain's Circuits of Resilience”. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=jjvgATBgjxM

2 Salanti, G., Peter, N., Tonia, T., Holloway, A., White, I. R., Darwish, L., ... & Honda, Y. (2022). The Impact of the COVID-19 Pandemic and Associated Control Measures on the Mental Health of the General Population: A Systematic Review and Dose–Response Meta-analysis. Annals of internal medicine, 175(11), 1560-1571.

3 SILVA, Í. de C. P. da ., CUNHA, K. da C., RAMOS, E. M. L. S., PONTES, F. A. R., & SILVA, S. S. da C.. (2021). Family resilience and parenting stress in poor families. Estudos De Psicologia (campinas), 38(Estud. psicol. (Campinas), 2021 38). https://doi.org/10.1590/1982-0275202138e190116

4 Yunes, M. A. M., & Szymanski, H. (2007). O estudo de uma família “que supera as adversidades da pobreza”: caso de resiliência familiar? Psicodebate, 7, 119-140. https://doi.org/10.18682/pd.v7i0.431

5 Smith, D.G. (2021) How to Build a More Resilient Brain. Disponível em: https://elemental.medium.com/how-to-build-a-more-resilient-brain5b00785868cc#:~:text=In%20the%20brain%2C%20resilience%20means,and%20executive%20control%20centers%2C%20r espectively.

6 Hunter, R. G., Gray, J. D., & McEwen, B. S. (2018). The neuroscience of resilience. Journal of the Society for Social Work and Research, 9(2), 305-339.

Clique aqui para acessar a imagem em maior resolução.

LOGO &

TEMA

Logo - Joana Paim da Luz.jpg
bottom of page